Rasga O Coração – Faixas

Mario Tommaso lançou “Rasga O Coração: Poemas E Canções De Amor Para O Nosso Tempo“. Conheça melhor as canções do projeto:

Mario Tommaso abre o álbum com a autoral “Falar de Amor Agora”. Bem representando a proposta do trabalho, um melodioso e melancólico trompete (Rubinho Antunes) faz a introdução, e o arranjo logo incorpora o baixo acústico (Johnny Frateschi) e o piano (Guilherme Ribeiro). Um interlúdio de piano com palmas de flamenco quebra o andamento e surpreende para, então, o intérprete retomar a canção, sugerindo uma cena na imaginação de quem ouve.

As clássicas canções de Dolores Duran, “A Noite do Meu Bem” e “Noite de Paz”, de Ricardo Galeno, “Eu Sou a Outra” (com Ale Kalaf na percussão corporal de passos, palmas e jaleos), e de Lupicínio Rodrigues, “Ela Disse-me Assim” (com Bruna Prado no arranjo vocal e na voz juntamente com Tommaso) e “Loucura”, trazem no arranjo a dramaticidade sugerida pelo título do disco. O piano e o baixo acústico dão sofisticado e o tom perfeito à carga dramática proposta, bem como no “jazz romântico” de Johnny Alf, “Ilusão à Toa” (arrebatando ainda mais com o som do trompete e do flugelhorn, de Rubinho Antunes) e na bela versão de Augusto de Campos para “Sophisticated Lady” (de Duke Elington, Irving Mills e Mitchell Parish).

Em duas das canções de língua espanhola, clássicas do repertório latino – “La Nave del Olvido” (Dino Ramos) e “Amar Duele” (Yvette Marchand), esta com participação da cantora Keyla Fogaça, os arranjos trazem somente um piano quase ad libitum. A outra, “Canción Del Fuego Fatuo”, vem adornada pela dramaticidade do tradicional ritmo flamenco no qual aparecem também o baixo acústico e a percussão corporal de Kalaf.

Rasga o Coração traz ainda duas faixas nas quais o canto dá lugar à interpretação teatral: “Pas de Deux Sobre uma Página do Livro dos Prazeres” (Clarice Lispector – Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres) onde a voz de Tommaso e Vanessa Bruno deslizam ao som sutil do baixo acústico em pizzicato (Johnny Frateschi) e do baixo com arco (Pedro Macedo); e “Tua Voz”, fragmento do poema “O Grande Amor”, do livro Meu Glorioso Pecado (Gilka Machado), uma ode sincera ao amor dita por Letícia Soares de Lima, cheia de sussurros, gemidos e rasuras.

Outras três canções do artista, compostas em parcerias, estão no repertório. “Eros e Psiquê nº 2” (Ricardo Wey e Mario Tommaso), um dueto de Tommaso com Claudio Lima, é uma canção sobre o feminino mítico, onde mulher, desejo, pecado, perdição e voz se confundem. “Falso Desbunde” (Solange Sá e Mario Tommaso), um foxtrote debochado e brincante, tem a parceira de composição em mais um lúdico dueto com o intérprete. E a faixa que fecha o álbum, “Elogio da Sombra” (Solange Sá, Cezinha Oliveira e Mario Tommaso), também traz o parceiro de composição Cezinha dividindo a interpretação da canção, cujo instrumental se destaca por frases e compassos ternários e por acordes dissonantes.

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑