Rasga O Coração

Mario Tommaso lança o CD “Rasga O Coração: Poemas E Canções De Amor Para O Nosso Tempo”.

O cantor e compositor paulistano lança seu primeiro disco, um trabalho que combina belas melodias e harmonias com o tema da melancolia que marcou toda uma geração da canção brasileira, a época do samba-canção.

Com produção musical e arranjos de Cezinha Oliveira, o disco traz obras primorosas Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues, Johnny Alf e Ricardo Galeno, composições inéditas (e parcerias) de Mario Tommaso, inspiradas no universo temático do álbum, e ainda textos de autores consagrados como Clarice Lispector e Gilka Machado. Composições de outros repertórios, como jazz e flamenco, complementam essa coleção musical viva de paixões proposta pelo artista, que resulta em trabalho de elegância musical ímpar em suas 16 faixas.

O disco tem participação da dançarina de flamenco Ale Kalaf na percussão corporal, dos cantores Bruna Prado, Cezinha Oliveira, Claudio Lima, Keyla Fogaça e Solange Sá e das atrizes Vanessa Bruno e Letícia Soares. Nos instrumentais estão Guilherme Ribeiro (piano), Johnny Frateschi (baixo acústico), Rubinho Antunes (trompete e flugelhorn) e Pedro Macedo (baixo com arco).

O álbum é o resultado de um projeto que vinha sendo esboçado há cinco anos, desde o confinamento na pandemia, no qual Tommaso dá voz a diversos narradores como um cronista das dores e dos prazeres que advêm das relações amorosas. “Comecei estudando o samba-canção e resolvi preparar um espetáculo de teatro com música e textos poéticos. A coisa se estendeu. Chamei o Cezinha Oliveira para fazer os arranjos. Novas ideias e novas composições surgiram já prenunciando um álbum inteiro, com começo, meio e fim. Depois que Cezinha me trouxe os arranjos, a ideia foi trabalhar cada canção em sua poética e, ao mesmo tempo, alinhavar o conjunto em uma mesma atmosfera e identidade”, revela o intérprete.

A interpretação de Tommaso parte de referências da canção brasileira, que se modernizou desde o samba-canção, com a emissão tendendo ao natural. Mesmo quando a teatralidade chega o tom da fala, há espaço para o passional. O ouvinte mais atento vai perceber, inclusive, reverências sutis nas releituras, em pequenas citações. “Busquei um canto revelasse a vulnerabilidade das personagens que contam as histórias nas canções. Tentei evitar o purismo técnico e me apegar ao rigor melódico, rítmico e interpretativo, dialogando com os belos arranjos e com as criações dos instrumentistas. A ideia foi trazer a palavra poética das canções para uma cena musical intimista”, finaliza Mario Tommaso.

Sobre o título do disco, “Rasga o Coração” é uma expressão conhecida e bastante explorada na música, na poesia e no teatro brasileiros. Mario Tommaso retomou essa ideia com um título que abraça todo o repertório do álbum, trazendo a ideia do amor como um sentimento que leva a descobertas e transformações.

– Escute o álbum em sua plataforma predileta : https://tr.ee/_-lmueN18G.

Mario Tommaso:

Ator, músico e professor de Literatura, Mario Tommaso possui uma trajetória marcada pela pesquisa e experimentação artística em diferentes linguagens. Em 2014, criou e protagonizou o espetáculo solo “Ensaio Sobre o Absurdo”, no qual atuou também como dramaturgo, inspirado na obra de Albert Camus.

Seu percurso no teatro inclui participações em montagens como “Os Justos” (2003), de Albert Camus, e “Bixiga, Uma Bela Vista” (2004), de Sérvulo Augusto e Viviane Dias, ambas com direção de Roberto Lage. De 2003 a 2005, integrou o Núcleo de Investigação do Ágora, onde ampliou sua abordagem artística.

Como diretor, assinou produções como “Cada Mesa É Um Palco”, de Cláudio Lima (2005, TUSP), e “Abre a Janela: Zé Guilherme Canta Orlando Silva” (2015, Sesc Belenzinho). Sua formação musical inclui estudos de canto popular no Canto do Brasil e piano com Marcelle Barreto. Entre 2015 e 2018, coordenou a Escola Fórum das Artes, dedicada à formação de artistas e educadores na área cultural. Atualmente, é professor e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP).

Um comentário em “Rasga O Coração

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑