Major RD

Conheça MajorRD, artista que vem na contramão do Rap Nacional.

Autenticidade é uma das palavras que definem o rapper brasileiro criado na zona oeste do Rio de Janeiro, que vem dominando as paradas e festivais musicais desde o seu surgimento explosivo há dois anos. Dono de um visual único, composto por botas e chapéus, a originalidade no visual de Rodrigo, nome de batismo, vem de sua grande paixão por cavalos. Para ele, indo na contramão de muitos colegas de cena, luxo são os seus animais e não bebidas, joias ou carros. 

Com atuais 2 milhões e 400 mil ouvintes mensais no Spotify, Major iniciou a carreira em 2015, quando o jovem frequentava rodas de Rap pelo Rio, mesma época em que trabalhava em supermercado. Após a participação em algumas batalhas, Major decidiu começar a sonhar com uma carreira, coisa que até então não passava pela sua cabeça. “Eu cresci ouvindo Racionais, Emicida, Sabotage, mas nunca achei que pudesse ser o meu trabalho também”, conta ele. Hoje, um dos seus sonhos, é conhecer o Mano Brown, sua grande influência.  

No período das batalhas, Major conheceu outro gigante da cena, Xamã, que virou um grande amigo e logo depois, um parceiro de trabalho. “Quase tudo que eu sei hoje eu aprendi com o Xamã”, afirma. Através de trabalhos junto com o rapper e das consecutivas vitórias em batalhas de rimas, o carioca começou a ganhar reconhecimento no cenário ao participar de projetos como Perfil #34 da Pineapple em 2017 e também por integrar o grupo Furamil 2cão. 

A primeira batalha de rima a qual Rodrigo participou foi na tradicional Roda Cultural de Realengo. Naquele momento, o jovem, de agora 26 anos, tentava superar a dor da perda de seu melhor amigo de infância. “Eu migrei pro Rap depois que o Lucas, meu melhor amigo, faleceu aos 17 anos. Não tinha mais graça as coisas que eu fazia antes. Comecei a ir para rolés aleatórios para tentar não lembrar dele.”, relembra RD. 

A escolha do nome artístico de Rodrigo também está ligado à infância e amizade. Na época da escola, os amigos o chamavam de Major, personagem do filme “Hoolligans” da diretora Lexi Alexander. Já o RD, são as primeiras consoantes de seu nome, e era assim que alguns amigos o chamavam, sendo assim, o artista decidiu juntar carinhosamente os dois apelidos. 

Sua paixão por cavalos é uma herança do seu pai, mineiro que cuidava desses animais como um dos seus trabalhos. “Hoje, além da música, os cavalos são minhas maiores paixões. Quando eu era criança, achava que ter carros, cavalos, era uma realidade muito distante, e hoje, a música pode me proporcionar isso”, reflete o carioca que hoje, consegue sustentar toda sua família. “Na minha família ninguém teve carro. Eu via meus amigos com os pais no carro e eu não tinha isso. Na minha família o normal era estudar, se formar e ir trabalhar para ganhar um salário mínimo, como minha mãe me criou. Meu pai é analfabeto e construtor civil”, revela o rapper.

Quanto ao sucesso, MajorRD é muito claro quanto ao seu objetivo: “A era MajorRD está apenas começando, Eu vou normalizar adolescente andando de bota e chapéu.”. Realista e sereno, o rapper não tem medo do sucesso, mas já deixou combinado com os amigos mais próximos medidas caso a cabeça venha a subir: “Todo mundo pode se deslumbrar, mas eu não quero. E já deixei avisado aos moleques, se o sucesso subir minha cabeça, eu maltratar fã, pode meter a paulada em mim, pode me fazer acordar”. 

Afinal êxito, é algo que ele entende bem. Em 2021 ele, juntamente com seus sócios Ycaro Torres e o DJ Natan, fundou a gravadora Rock Danger, onde lançou o seu disco “Troféu”, que possui mais de 30 milhões de streams nas plataformas digitais. Atualmente ele é dono de diversos hits como “Só Rock”, “Só Rock 2”, “60K”, “Rimo Igual Pac” e “Dior”.

Já para meados de 2022, Major passou algumas semanas no Chile, onde esteve com o time da Rock Danger para gravar o EP “Rock Danger Worldwilde. Neste mesmo ano ele também fez participações no álbum do Mv Bill, Mc Poze do Rodo, Froid e BK’. Para fechar com chave de ouro Major RD, lançou o seu tão aguardado single “Bonde da Rock”. Hoje ele é uma referência musical, de performance e originalidade. Seu single mais assistido no You Tube é “60k” com mais de 30 milhões de visualizações.

Major RD acaba de receber a indicação de Best International Flow, do Bet Hip Hop Awards. O resultado será divulgado no dia 10 de outubro. Ao lado de artistas de outros países como França, Reino Unido, Gana e África do Sul, e da dupla brasileira Tasha e Tracie, que também foi indicada, Major é só comemoração. Ainda esse mês, dia 27, ele lança seu segundo álbum de carreira (“Ascensão Do Cisne Negro”) e se prepara para o nascimento de sua primeira filha, Majur.


Deixe um comentário