Gaab – Coletiva de Imprensa

Texto e fotos da coletiva por André Rossanez

Nessa quarta-feira (22), o Portal Me Gusta teve a honra de estar na sede da Universal Music em São Paulo para uma pequena coletiva de imprensa de lançamento do DVD “Positividade” do talentoso Gaab.

O cantor contou detalhes desse novo projeto gravado em Salvador (Bahia) que teve uma plateia de pouco mais de 31 mil pessoas e produção musical de Rodriguinho.

Muito simpático, Gaab ao entrar para a coletiva, fez questão de cumprimentar um a um, com um sorriso contagiante. E durante toda a entrevista, o brilho dos seus olhos mostrou o quanto ele ama e vive intensamente a música.

Já no começo do bate papo, Gaab contou um pouco sobre a escolha de repertório para o novo DVD. “Na escolha do repertório, meio que eu quis fazer uma parada bem leal mesmo ao Gaab e à parada toda. Quis trazer tudo que as pessoas gostavam mesmo, para ter uma gravação ao vivo das músicas que só tinham na versão eletrônica e eu peguei as músicas que a galera mais preferia”.

Ele completou “Decidi lançar músicas inéditas também para pôr no trabalho. Essas inéditas que lancei eram músicas que eu já gostava há um tempo e nunca tinha lançado”. Ele lembrou que compõe desde os 14 anos e que a primeira música dele a ser sucesso como compositor, foi gravada por Thiaguinho.

Perguntaram para o artista se ele preferia escrever ou cantar. Ele respondeu que gosta mais de escrever e que na verdade começou a cantar, pois colocava a voz em suas composições na hora de mandar para galera o que tinha escrito. A partir daí começaram a elogiá-lo e esse incentivo ajudou ele a se tornar cantor.

Ele lembrou também que é diferente o cantar no estúdio e o cantar no palco. Ao se apresentar para uma plateia é uma outra responsabilidade e ele adora muito a parte dos shows. “É muito foda”, segundo ele.

A escolha da cidade de Salvador para gravar o projeto foi bem natural. Ele fez questão de enfatizar “Foi Salvador que me escolheu, porque eles sempre vinham mostrando que ‘o bagulho’ era maior do que a gente imaginava”.

Uma curiosidade é que teve até dificuldade para que sua equipe, junto ao governo do Estado da Bahia, previsse quantas pessoas compareceriam na gravação.

Perguntei para Gabi como foi a escolha das participações para o DVD. Segundo o artista “Eu quis ser muito fiel a quem fez parte do projeto para ele realmente estar onde está e para o Gaab estar onde está. São pessoas que realmente me ajudaram”.

Uma das participações é a de Mc Livinho e Gaab falou um pouco sobre este convidado tão especial. “O Livinho, pouca gente sabe, é um cara que me ajudou e muito no começo. Ninguém me conhecia e foi ele quem me levou para o escritório e me apresentou. Ele me levava para gravar. Através dele também pude conhecer o Hariel, e acabei conhecendo Mc Davi”.

Ele contou também que Junior Lord e Thomaz, além de terem sido especiais para sua carreira, possuem um som mais parecido com o dele, o que trouxe uma troca bem legal entre eles.

Gaab, teve também uma convidada especial para ele, que nos contou, “Negra Li já foi uma parada mais de um sonho mesmo, porque eu cresci ouvindo ela e ela foi sempre essa referência para a gente no cenário musical. Uma pessoa que faz parte de Gaab, de um outro jeito e eu tive a oportunidade de chamar ela”.

É claro que nós não podíamos deixar de falar sobre “Positividade”, a música que deu o título ao novo projeto. O cantor revelou que a letra da canção foi feita em um momento em que ele estava muito para baixo, porque as coisas não estavam acontecendo conforme ele esperava. E foi uma canção composta para que ele conseguisse falar com ele mesmo e se sentisse motivado.

Inclusive a faixa está presente no primeiro disco de sua carreira. Quando foi gravar o novo DVD, percebeu que sua música tinha tudo a ver com aquele momento, por falar de positividade e lembrar que depois de muitas dificuldades, as coisas dão certo. Virou então o nome do álbum novo.

Gaab também contou que essa música o possibilitou a mostrar pras pessoas quem é Gabriel Fernando de verdade. E ele ainda completou, “Percebi que nessa vida a parada não é para a gente. É para o mundo mesmo, para fora e eu percebi isso da maneira em que as coisas foram acontecendo” .

Seu pai, o cantor Rodriguinho além de produzir o DVD, cantou junto com o filho e eu quis saber dele, se há muita cobrança pelo fato de serem pai e filho. Gaab revelou “Ele é o cara que torna tudo isso mais leve, porque com certeza a vida cobra muito e cobra não por cobrar, mas por que eu venho de uma história muito boa.”

O cantor ainda disse “Parece que você tem que fazer do mesmo jeito ou continuar a história dele”. Enfatizou também que demorou, mas hoje em dia as pessoas entendem que ele vai contar uma nova história e fazer tudo do seu jeito, com seu próprio estilo e não continuar o que o pai fez.

Gabi também fez questão de dizer que Rodriguinho é seu exemplo, sempre o apoiou e fala o que pensa, inclusive quando uma música não está boa ou pode melhorar.

E como será o processo de composição dele? Ele respondeu, “Sempre começo pelas melodias. Não sei porque, mas sempre comércio pela melodia e depois penso na letra. Às vezes nem faço a letra”. Gaab contou que é a minoria de suas músicas que escreve sozinho e que ele gosta muito de compor em conjunto.

E quais são os próximos passos da carreira de Gaab? Ele ainda não sabe dizer totalmente como vai ser, porém garante, “Já tô fazendo músicas novas e já vi que estão tomando uma outra direção. Fico até com um pouco de medo, porque o diferente assusta, mas a ideia é mudar mesmo e ir para essa nova fase”.

As experiências da vida dele e a paternidade, o fizeram amadurecer e isso reflete nas novas músicas. É exatamente isso o que vamos ver em breve.

Sem dúvida, Gaab é um dos maiores e melhores cantores da nova safra. Sua musicalidade é bem apurada e ele é aquele cantor que ama muito o que faz e faz com muita maestria, apesar de ser novo. Foi muito bacana nesta entrevista, ver a empolgação dele com seu trabalho e o seu amor pela música.

Eu com Gaab após a coletiva

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑