Baby One More Time – 20 Anos

No dia 23 de outubro de 1998, há exatos 20 anos, era lançada no mundo todo o primeiro single da carreira de Britney Spears, “Baby One More Time”.

Eu tinha apenas 11 anos e lembro muito bem quando escutei a música pela primeira vez e simplesmente me apaixonei. Nascia alí, meu amor por aquela que se tornaria minha Diva Pop para toda a vida.

A canção escrita por Max Martin com a colaboração de Rami Yacoub, a princípio foi pensada para o grupo TLC. Após o grupo recusar, foi oferecida aos Backstreet Boys que também não quiseram.

Uma curiosidade é que a música começou a ser composta quando Max estava quase dormindo. A letra surgiu em sua cabeça e ele se esforçou ao máximo para levantar da cama e anotar a criação.

Britney tinha participado quando criança do Clube do Mickey e com sua demo cantando músicas de outros artistas, chamou a atenção de Max. Foi feito então o convite para que ela fosse até Estocolmo, no estúdio dele, para gravar as vozes na canção.

Em recente entrevista para o The Guardian, a cantora que amou a faixa, pela primeira vez que a escutou, revelou “Sabia que era uma grande canção. Era diferente e eu a adorava, mas nunca pudíamos adivinhar como é que uma música vai ser recebida”.

A música foi gravada no Cheiron Studios durante um pouco mais de uma semana. Foi então finalizada nos Estados Unidos no 4MW East Studios.

A música possui um arranjo composto principalmente por vocais, baixo, guitarra e baixo elétrico. a letra fala de uma adolescente que se arrepende de ter terminado seu amor de volta.

Quando foi lançada a artista tinha apenas 16 anos. A crítica especializada caiu em cima, dizendo que a letra tinha referências masoquistas e sensuais, que para eles não condizia com a garotinha. mas nada disso foi suficiente para abalar o sucesso de “Baby One More Time”.

Nos Estados Unidos, apenas no dia do lançamento, foram vendidas cerca de 500 mil cópias do single, que depois entraria no primeiro e homônimo álbum da princesa do pop. Foi também a música mais vendida no Reino Unido em 1999, com 1,4 milhões de cópias. Além de ficar em primeiro lugar em 22 países.

Também levou o primeiro disco a vender muitas cópias. Lançado em 1999, o CD vendeu até hoje mais de 25 milhões de cópias no mundo todo.

O Clipe

O vídeoclipe de “Baby One More Time” serviu para a estreia da diva pop no mundo da música e foi dirigido por Nigel Dick.

Nigel tinha idealizado o vídeo usando um ambiente de desenho animado. Porém Britney ficou incomodada com a ideia, pois achava que não representava o seu público e ela.

Foi aí que a então adolescente, pensou que o clipe deveria se passar em um colégio, o que era mais próximo da vida de seus sonhos. A ideia dela felizmente foi acatada. Spears estava certa e o clipe trouxe a identificação de seu público.

As gravações aconteceram em um colégio de verdade em Los Angeles. Era o Venice House School, que tinha servido de cenário para o filme Grease.

Uniforme usado por Britney e as bailarinas foram comprados de última hora e custaram cerca de 19 dólares cada. Foi Britney que teve a ideia de dar um nó em sua camisa, para ficar mais no seu estilo.

O clipe foi eleito pela Billboard o melhor da década de 1990.

Hoje em suas redes sociais Britney Spears fez um balanço sobre o lançamento da música e do vídeo. “É difícil descrever o que o dia de hoje. Há 20 anos, o mundo ouviu minha música pela primeira vez. Tanta coisa aconteceu comigo desde então. Mas o que eu realmente gostaria de dizer é obrigada aos meus incríveis fãs que estiveram aqui para mim desde o primeiro dia. seu apoio através dos anos significa o mundo para mim. Amo todos vocês”.

Sem dúvidas este single abriu a porta do mundo para Briney Spears. Em 1998 a cantora já mostrava que mesmo muito nova, já sabia como conquistar a todos com sua arte e como o Pop poderia ser reinventado e amado.


Deixe um comentário