Me Gusta Entrevista : Jão

No dia 14 de Novembro, o Me Gusta teve o prazer de conversar com o cantor Jão na sede da Universal Music em São Paulo.

Ao chegar para a entrevista fui recebido com muita simpatia pelo cantor que ao me comprimentar me deu um abraçou bem forte e carinhoso. Ali já percebi o quanto Jão é gente boa e sabe lidar com o público.

Também percebi que ele é um cara um pouco tímido mas que quando se solta é muito desenvolto. Isso fez com que eu me identificasse com ele por ter também esta personalidade.

Jão me contou detalhes muito interessantes de sua carreira e você vai ficar por dentro de tudo que conversamos e se tornará ainda mais fã do cantor.

Música e Inspirações

A música apareceu na vida de Jão quando ele ainda era uma criança “mais esquisitinha assim”, segundo ele. Seus ídolos eram seus amigos, ainda que ele ainda não tivesse a noção exata do que significava ídolo.

Falando em inspiração, atualmente The Weekend é o artista que Jão admira pelo seu som, sua estética e por ser no palcoum cara que se entrega bastante e sem ser engessado.

You Tube e Universal Music

Aos 16 anos Jão começou no YouTube e fez um canal bem precário, porém não gostou do resultado e deixou isso de lado. Depois de um tempo viu que era o momento de voltar a produzir, já que curtia mais suas composições e se sentia mais seguro, pois era muito crítico em relação à qualidade.

Seu primeiro cover foi o da música “Bang” da Anitta. Jão era o único inscrito em seu canal, até que um dia um fã clube da cantora achou o vídeo e começou a divulgá-lo. Anitta inclusive chegou a elogiar a versão em entrevistas. A partir de então vieram vários vídeos de cover.

O sucesso do cover de “Medo Bobo” de Marília Mendonça no YouTube, chamou atenção de Pedro Dash que através do assessor de Jão, o convidou para conversar em sua produtora.

Foram aproximadamente 4 a 5 meses de negociações para Jão assinar o contrato com a gravadora Universal Music. Era medo do artista ficar enjaulado e perder a sua liberdade artística. Ao ver que isso não aconteceria e que teria uma estrutura boa e apoio para bancar suas ideias, fechou o contrato.

Foto: Vitor Manon

Processo de Composição

Na hora de compor o que mais influencia Jão são as suas vivências e as histórias de seus amigos. Festas, faculdade, conselhos amorosos, tudo isso pode ser transformado em canções.

O cantor tem a vibe de falar com a nossa geração, conversar com ela. É uma geração muitas vezes perdida e que precisa de diálogo.

Jão em certos momentos se força para sentar e compor. Mas em qualquer momento pode aparecer uma canção. Muitas nascem, por exemplo, debaixo do chuveiro.

O que mais Jão gosta é quando a letra vem em sua cabeça, junto com a melodia e em cinco minutos já tá pronta. Quando menos eles espera, já está pronta.

Singles “Álcool” e “Ressaca”

Jão lançou os seus dois singles “Álcool” e “Ressaca”. Ambos foram inspirados em seus amigos e festas em que se divertiram juntos.

“Álcool” foi composta a mais ou menos um ano e meio, tempo que ficou na gaveta até ser escolhida. Já “Ressaca” nasceu através de um palpite. No computador de um amigo tinha a palavra ‘ressaca’ que seria um nome forte para uma música e através disso e com inspiração nos momentos com amigos é que surgiu a letra.

Jão está “muito, muito feliz” com a repercussão e resultado das faixas. As pessoas vêm nitidamente que ele está muito feliz, que foi algo muito genuíno e feito com grande entrega. Sobre gravar os dois clipes, segundo o artista foi “Pauleira, tentava descansar e não dava”. Porém “o resultado ficou lindo”.

Dificuldades e Metas

Para Jão, a maior dificuldade que enfrenta é ser “um cara do Pop”, pois é um desafio, já que no Brasil não tem muita referência masculina neste estilo e há um nicho diferente onde ele não se encaixa. As pessoas geralmente esperam num cantor que ele seja Sertanejo Folk ou Funk.

A importância da música na vida do cantor é muito grande. A música o moldou e trouxe muitos ensinamentos. Jão disse “os Ídolos me criaram tanto quanto a família me criou”.

Como artista ele quer “chegar até aonde der e trabalhar muito até a última gota”.

Foto: Vitor Manon

Próximos Passos

E quais os próximos passos na carreira?

O cantor já está pensando nos próximos clipes e já tem alguns roteiros prematuros. Ele quer também fechar algumas parcerias e está fechando alguns shows.

Em breve Jão também lançará o seu primeiro EP ainda sem data definida e que segundo ele, será “o quanto antes possível”. O cantor está ansioso e com uma satisfação muito grande com o rumo de sua carreira.

Novos Artistas

Perguntei a Jão o que diria para os artistas que estão começando. Ele disse que é muito importante importante estudar e ver o quanto a carreira é difícil e descobrir como lidar com um pouco de medo de dar errado.

É um trabalho que requer dedicação total e se deve conhecer os cenários para assim ver o tipo de som que quer fazer e o mais genuíno possível. Também é importante despertar e ter um lado mais malicioso de mercado.

É muito gostoso ver o brilho nos olhos de Jão ao falar da carreira de cantor, sobre suas composições e a importância da música em sua vida.

Jão é o tipo de cantor que o Pop Nacional precisa. Talentoso, com canções muito boas e que trazem grande identificação com seu público, simpático, super afinado, com ótima presença de palco e muito receptivo.

Com fãs apaixonados e fiéis, com certeza o artista já está no caminho de ser um dos maiores e melhores cantores do Pop Brasileiro. E por que não, do mundo?

Com Jão após a entrevista

Entrevista e Texto por André Rossanez


Deixe um comentário