Dia 16 de Outubro foi aniversário de John Mayer, que também chegou ao Brasil para fazer cinco shows. E o Me Gusta vai relembrar um pouco da trajetória de sucesso do cantor e compositor que nasceu em 1977 em Bridgeport (Estados Unidos).
John Clayton Mayer sempre escutou música pop na infância e aos 13 anos começou a tocar guitarra elétrica e ganhou de seu vizinho uma fita com sucessos de Stevie Ray Vaughan, o que o ensinou a curtir Blues. Aos 15 começou a tocar o ritmo em bares e outros locais. Suas primeiras composições começaram quando ele foi internado aos 17 anos por causa de uma arritmia cardíaca. Aos 19 entrou na escola de música ‘Berklee College Of Music” e largou os estudos ao se mudar para outro estado em 1997.
Junto a Clay Cook, formou uma banda chamada Lo-Fi Masters. Após o término da banda, em 1999 gravou seu primeiro EP independente ‘Inside Wants Out’ e participou do Festival South By Southwest em 2001, chamando a atenção da Aware Records com a qual assinou sue primeiro contrato.
Pela Columbia (que deteve os direitos da Aware) foi lançado em 2001 o primeiro álbum ‘Room For Squares’ que os deu sucessos como ‘No Such Thing’ e ‘Why Georgia’ e rendeu o prêmio Grammy como ‘Melhor Desempenho Vocal Masuculino Pop’ com a música ‘Your Body Is A Wonderland’. Em 2003 saiu o primeiro CD e DVD Ao vivo ‘Any GivenThursday’ e após alguns meses o segundo disco ‘Heavier Things’ que foi muito bem visto pela crítica musical e deu a ele o prêmio Grammy 2005 de ‘Melhor Música’ com ‘Daughters’. Em 2004 foi lançado ‘As/Is‘, um álbum compilatório com os hits de Mayer.
Em 2005 o artista se uniu ao baixista Pino Palladino e o baterista Steve Joran para lançarem o disco ‘Try’ combinando blues com Rock. Os 3 se apresentavam como ‘Jonh Mayer Trio’. No ano seguinte após pausa do trio foi lançado o novo CD do cantor, ‘Continuum’ com distribuição pela Sony Music. Foi tanto sucesso que em 2007 John foi chamado pela Revista Rolling Stone de ‘Novo Deus Da Guitarra’ e o disco foi reeditado com seis faixas ao vivo.

2008 foi o ano do evento ‘The Mayercraft Carrier’ onde Mayer se apresentou a bordo do navio ‘Carnival Victory’ por três dias. Meses após o evento, foi lançado o filme ‘Where ‘Where The Light Is’ que mostrava os shows no Teatro ‘Nokia Theatre’ com direção de Danny Clinch.
Em 2009 após compor muitas faixas e produzir música com calma, chegou ao mercado o CD ‘Battle Studies’ que no lançamento alcançou o primeiro lugar na lista da Billboard americana. O novo material teve sucesso comercial, mas dividiu a opinião da crítica. Alguns o consideraram um álbum brilhante, outros o mais do mesmo. Mas o mais importante, os fãs adoraram e compraram muitas cópias.
Um problema de saúde, fez John dar uma pausa em sua carreira. Ele teve uma doença nas cordas vocais, um granuloma. Mayer contou “Fiz um monte de terapia, como anti-refluxo ácido, e não funcionou. Então entrei em repouso vocal. Sem álcool. Sem comida picante. Sem falar. Em quase todo o mês de setembro eu não estava falando com ninguém: eu usava um teclado Bluetooth que tenho, e alguém tinha que ter um iPad para ler o que escrevo. Tinha de apontar para menus de restaurantes. As pessoas olham para mim como se eu fosse louco”.
Após passar por cirurgia e se recuperar foi lançado o single ‘Shadow Days’ em 2012 e em seguida, o disco ‘Born And Raised’ que para ele é o mais honesto da carreira. Com venda de 220 mil cópias entrou em primeiro lugar da lista da Billboard na primeira semana do lançamento. A crítica considerou o novo trabalho como brilhante. No ano seguinte aconteceu sua primeira apresentação após a doença e também seu primeiro festival ‘Rock In Rio’ no Brasil.
Em 2013 foi lançado o álbum ‘Paradise Valley’ direto no segundo lugar da Billboard americana e vendendo quase 150 mil cópias só nos Estados Unidos na primeira semana. A turnê do disco foi uma das mais bem sucedidas do cantor. Agora em 2017 foi lançado o mais recente álbum ‘The Search for Everything’ que trouxe faixas de muito sucesso como ‘Still Fell Like Your Man’, ‘Love On The Weekend’, ‘Helpless’ e ‘In The Blood’.

Sem dúvidas John Mayer é um dos cantores mais populares e principalmente, talentosos do mundo. Suas composições e arranjos conquistam cada vez mais fãs por onde sua música toca. Para quem não sabe, ele também é um grande filantropo e em 2002 fundou sua própria ONG, a ‘Back To You’ que visa melhorar a qualidade de vida e acesso à sáude, educação e arte de pessoas carentes para que elas tenham um futuro melhor.

Deixe um comentário